Olá pessoal!
Esse post será dedicado a falar sobre trabalhar com T.I (Tecnologia de Informação) no Canadá, baseado na minha experiência. O público alvo são as pessoas que desejam trabalhar em outro país e que atuam na área de T.I, seja (DBA, Desenvolvedor de software, programador, analista de sistemas, analista de negócio, front-end developer, suporte, etc.).
Decidi criar esse post em decorrência a muitos amigos apresentarem interesse em possuir uma experiência internacional, então achei interessante compartilhar a minha experiência com vocês.
Todas as informações escritas aqui são com base na cidade de Toronto Canadá, mas são extremamente similares para cidades tais como Vancouver, Montreal, Calgary e algumas outras cidades, pois o mercado nessas cidades são parecidos se tratando de T.I.
Esse post está divido nos seguintes tópicos:
- Um pouco sobre minha carreira no Canadá
- Qual área possui mais vagas em T.I em Toronto-Canadá?
- Como funciona as entrevistas? São aplicados testes?
- É preciso ter inglês fluente? Inglês nível intermediário é suficiente?
- Qual é a média salarial para um profissional de T.I? E os impostos?
- Como é o ambiente de trabalho?
- Falando sobre outros países no ramo de T.I, tais como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda.
- Questão burocrática, vistos e permissões de trabalho
- Conclusão
Um pouco sobre minha carreira no Canadá:
Hoje atuo como Engenheiro de Software desde Abril de 2014 em uma empresa chamada Q4 Web Systems localizada no centro da cidade de Toronto no Canadá. O segmento de mercado da Q4 é mercado de ações, sendo que nossos clientes são empresas públicas, para maiores detalhes, veja o site da empresa www.q4websystems.com.
Mais detalhes visite o meu LinkedIn.
Qual área possui mais vagas em T.I em Toronto-Canadá? (desenvolvimento de software seja C#, Java, Ruby, PHP, etc.; Suporte, Banco de dados, Front End developer, Gerenciamento de Projetos, etc.)
Infelizmente eu não posso dizer com exatidão qual é a área que possui mais vagas, até porque meu ramo de atuação é apenas em Desenvolvimento de Software. Então responderei com base na minha experiência:
Existe muitas vagas! Profissional qualificado não fica desempregado. Eu pessoalmente recebo em média 2 oportunidades por semana, sem estar procurando nada. Segue minha caixa de entrada do mês de Julho de 2014:
Baseado em experiências de terceiros do meu circulo social, posso afirmar que o número de vagas para as seguintes áreas também são satisfatórias: Java, Banco de dados e Frond-End developer.
Como funciona as entrevistas? São aplicados testes?
Isso não difere muito do Brasil, pois esses processos variam muito de empresas (tamanho e cultura). Mas de modo geral as entrevistas são feitas em algumas fases.
As empresas aqui aderem o uso de Outsourcing para contratação de profissionais nas primeiras fases. Então é normal receber contatos de Headhunters (Caçadores de Talentos) ou profissional especialista em Recursos humanos.
Compartilhando da minha experiência, eu realizei apenas entrevistas em 3 empresas diferentes (em um período de 2 semanas), sendo que passei na segunda empresa Q4 Web Systems.
De modo geral elas seguiram o seguinte processo:
- Entrevista técnica por telefone
- Entrevista com o representante da área (Gerente de T.I ou Coordenador), com duração de 1 hora em média.
- Prova técnica (Duração de 3 à 4 horas)
- Entrevista final para contratação.
Needless to say: Entrevista em inglês. Estava nervoso pois era minha primeira experiência internacional, em decorrência disso não demonstrei meu potencial adequadamente, gaguejei muito, suava as mãos… Por esse motivo não passei. Passei na segunda e terceira entrevista e aceitei a oportunidade dada pela Q4.
É preciso ter inglês fluente? Inglês nível intermediário é suficiente?
Assunto interessante a se discutir. Estando em um país onde a língua oficial é o inglês, todos partem do principio que você saiba falar fluentemente. É totalmente errado colocar no currículo (Inglês Avançado ou Fluente), pois subtende-se que você saiba falar. Colocar esse item no currículo na verdade é um ponto negativo.
Respondendo à pergunta: Inglês fluente é necessário. Você não é nativo então é muito difícil possuir um vocabulário impecável de tal nível. Mas é necessário compreender e se expressar 100% na língua inglesa.
Fazendo uma analogia ao nosso pais: Você contrataria um profissional que possui “Nível intermediário” em Português? Você entregaria uma tarefa para esse profissional sendo que ele irá entender essa tarefa apenas 50% à 80% por causa do nível do português?
Nesse caso para compensar isso o profissional teria que ter um currículo invejável no que ele faz, caso contrário é preferível contratar um profissional com um nível um pouco inferior, mas ao menos você sabe que não existirá nenhum problema de comunicação (Que no meu ponto de vista é o básico para fluir o trabalho harmonicamente).
Dica: Se você possui um nível intermediário, melhore primeiro seu inglês antes de pensar em uma experiência internacional, Ponto.
Qual é a média salarial para um profissional de T.I? E os impostos?
Um dos tópicos mais importantes a se tratar. Até porque se fosse pago um valor muito inferior a média salarial Brasileira ninguém ia querer vir para cá.
Responderei essa pergunta com uma fonte confiável de informação. O PayScale, site internacionalmente conhecido falando sobre cargos e salários (boa parte do Estados Unidos e Canadá).
Falando especificamente da profissão desenvolvedor de software a média salarial gira em torno de 60 mil dólares por ano (5 mil dólares por mês). Essa é apenas a média, deve-se colocar em consideração variáveis tais como: Tempo de experiência, ramo de tecnologia, tamanho da empresa, etc.
Esse valor é o salário bruto, os impostos são diretamente proporcionais ao salário assim como no Brasil. Fiz um calculo de impostos em um site Canadense, utilizando como base o salário médio de 60 mil dólares por ano.
Ou seja os impostos pagos giram em torno de 24% do salário. Sendo assim o salário liquido anual seria de $45,221.50 CAD e liquido mensal de $ 3,768.46. Acredito que a média de imposto recolhido é muito parecida com a que possuímos no Brasil.
Como é o ambiente de trabalho?
Muito parecido com o ambiente de trabalho Brasileiro, variando de empresa para empresa. Algumas empresa possuem ambientes mais descontraídos e outras possuem ambientes mais formais.
Minha resposta para essa pergunta é: Igual ao ambiente de trabalho Brasileiro. Você achará empresas com os mais variados ambiente de trabalho.
Uma coisa que desejo mencionar, especificamente sobre as cidades (Toronto, Vancouver e Montreal) é que são cidades consideradas multiculturais, ou seja, possuem pessoas de todos os lugares do mundo. Como por exemplo na minha empresa, temos pessoas dos países: Rússia, Moldova, Argentina, Itália, Eslovênia, Polônia, Estados Unidos e eu de Brasileiro. Acho isso muito legal, é possível adquirir muita experiência com essa desertificação.
Falando sobre outros países no ramo de T.I, tais como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda.
Antes de responder essa pergunta, devo falar sobre meus objetivos de experiência no exterior. Tinha basicamente dois objetivos, primeiro: Aprimorar o inglês (Estudei durante 6 meses no período integral em uma escola de inglês); Segundo: Achar uma oportunidade de trabalho na minha área.
Para isso eu pesquisei alguns países que atendessem essas necessidades. Fiz muitas pesquisas durante 1 mês inteiro (Possuo documentos, pesquisas de escolas e oportunidades profissionais em todos esses países). Todos eles possuem prós e contras e cheguei a conclusão que Canadá e Austrália eram o que melhor atendiam minhas necessidades, são países bem similares no quesito de oportunidades profissionais, incentivo para imigração e ambos possuem ótimas escolas de inglês.
Escolhi o Canadá porque existe uma escola de inglês aqui que me cativou, então esse foi o critério de desempate. É claro que esse assunto é extenso e pode ser facilmente debatido por horas, mas esse não é o objetivo do post.
Acredito seriamente que todos esses países possuem ótimas oportunidades, tudo dependerá do seu nível profissional, pois isso é o que realmente abre portas de oportunidades.
Questão burocrática, vistos e permissões de trabalho. Que visto eu tenho que tirar para trabalhar em um país estrangeiro? Posso tirar o visto de trabalho do Brasil?
Acredito que todos devem saber disso: Não é possível simplesmente comprar a passagem para um país, pegar o visto de trabalho, arrumar um emprego e começar a trabalhar. Infelizmente o mundo não é a Terra do Nunca, então essa questão é mais complicada do que parece ser.
Para trabalhar em um pais estrangeiro é necessário um visto de trabalho. E para conseguir um visto de trabalho você precisa achar uma oportunidade onde a empresa esteja disposta a passar por um processo burocrático e rigoroso que justifique a escolhe de contratar um Estrangeiro ao invés de um nativo (Obviamente, um dos deveres de um país é proteger seus trabalhadores nativos).
A resposta para essa pergunta é: Depende!: Depende do objetivo, ramo de atuação, país de destino, entre outras variáveis.
Falando especificamente do meu caso: Como um dos meus objetivos era estudar inglês, sendo que o país escolhido foi o Canadá, achei um visto que atendia minhas necessidades e o tipo de vista é: Estudo e trabalho (Study & work), sendo que isso dá o direito a pessoa a 50% do tempo total do visto estudando e 50% trabalhando.
No caso o tempo de trabalho seria como um estágio para aplicar o conhecimento aprendido no intercâmbio. Porém isso lhe dá o direito de trabalhar em qualquer área, desde que não seja uma área controlada (Saúde, química, fazendas, alguns tipos de engenharia) para essas áreas existe um processo especial para tirar o visto.
Conclusão
O mercado Brasileiro em T.I está em ascensão e o mercado Canadense também. Ambos possuem ótimas oportunidades de trabalho e conforme foi dito: Profissional qualificado não fica desempregado, seja no Brasil, Canadá ou qualquer outro país aqui citado. Também acredito que um profissional pode ser bem remunerado em ambos os países, basta se qualificar apropriadamente.
Também acredito seriamente que a decisão de trabalhar no exterior é algo de extrema importância e pode alavancar seu currículo. Experiências de trabalho no exterior não são apenas profissionais e sim experiências de vida. Já a questão de morar no exterior de forma definitiva é outra história e deve ser discutida em outro tópico. Discuti esse tópico em um site de uma amiga, que trata justamente sobre morar no exterior, segue o link:
http://kandkadventures.com/expat-interview-marcos-soares-brazil-canada/
Espero que as informações passadas tenham sido úteis para você profissional de T.I.
Sinta-se livre para perguntar qualquer coisa discutida no post aqui nos comentários.
Abraços!
sou Fabricio tenho 31 anos e moro no RJ e trabalho com suporte TI a 10 anos, trabalho com: redes, w7/8/server, office, manutenção em tablets/notebook/PC, config. de camera IP, UTM Firewall, Fibra Óptica. to terminando a faculdade de Gestão de TI, cursando Inglês e
to louco pra sair do Brasil!
Você tem um curriculo muito bom Fabricio. Vagas não será o problema.
O problema é conseguir imigrar pois é muito burucrático 🙁
Te desejo muito boa sorte!
Gostei muito, quando terminar minha graduação em Ciência da Computação na UFG vê se me arruma um emprego aí rsrsrsrsrs.
Hahaha
Me adiciona no LinkedIn e quando vier pra cá eu posso tentar te indicar para alguma coisa sim!
Abraços!
Olá Marcos, tudo bem?
Poderia por favor indicar a escola/curso que escolheu e qual o valor mensal aproximado?
Quando chegou, qual era o nível do seu inglês?
Obrigado e parabéns pelo post!
Abraços
Rodrigo,
A Escola que estudei foi a ILAC. O valor total do meu curso foi de CAD 6.500,00 doláres Canadenses, com duração de 6 meses.
Eu pensava que era avançado. Mas cheguei lá no Intermediário.
Boa sorte Rodrigo!
Obrigado pelo post. Ajudou bastante. Pode me falar qual escola de inglês que te cativou?
ILAC.
Gostei muito de lá!
Boa sorte!
Ótimo post, Marcos, esclareceu algumas dúvidas que tinha. Sobre o mercado, tem vagas para cobol ai? E redes, helpdesk?
Abs
Marcelo, desconheço as demais áreas 🙁 Mas deve ter sim, tem que procurar nos sites de empregos canadenses e LinkedIn. Boa sorte e abraços!
Olá Marcos Paulo. Obrigada por compartilhar conosco sua experiência. Me deixou mais tranquila quanto ao que posso encontrar aí em termos de mercado de trabalho . E concordo com você, o complicado é a burocracia para conseguir um visto, tendo em conta que eles não oferecem visto de trabalho para quem vai simplesmente estudar inglês 🙁
Muito obrigado Kelly!
Parabéns pelo seu post. Muita informação importante. Me ajudou muito.
Eu que agradeço André!
Abraços!
Marcos, nesses 6 meses iniciais em que você ficou estudando/trabalhando você trabalhou com o que? Já da pra conseguir um emprego na area de TI?
Os 6 meses iniciais eu não trabalhei. Apenas estudei durante esse tempo.
Comecei a trabalhar apenas em Março de 2014.
Abraços!
Oi!! Tenho duas perguntad. Atualmente como esta o mercafo de trabalho para TI? Estamos estudando ingles e juntando grana, quanto tempo para arrumar trabalho? Penso em ir pra estudar (sou advogada) pra q meu marido tenha permissao de travalho(ti).
Olá Carolina,
O mercado de T.I daqui é bom, se o profissional tem permissão de trabalho e experiência, certamentenão ficará desempregado.
Boa sorte!
Olá Marcos. Esse Study & Work que você fez ainda é possível nos dias de hoje? Como você fez para estender o visto depois que acabou seu período?
Diogo,
Infelizmente não 🙁
Pelo que eu entendi, o Study & Work só funciona para college e têm limitação de horas semanas (20 horas semanais). Apliquei para extensão só por uns meses, mas depois a empresa iniciou o processo de visto de trabalho.
Muito boa sorte!
Marcos,top sua iniciativa…vou buscar isso…tenho um irmão que mora aí em TORONTO..já ajuda rs…ABRAÇO!
Muito obrigado Ary Rodrigues, boa sorte!
Olá Marcos, tudo bem, muito boa as informações que vc passou, eu estou pensando em fazer faculdade de T.I. ou Sistemas de Informação ou analise de sistemas ou tbm Engenharia de hardware, meu objetivo e assim que terminar o curso tentar imigrar para o Canadá, qual desses cursos acima vc me indicaria fazer para conseguir um trabalho no Canadá? Abraço, e sucesso.
Fico feliz que o post tenha sido util para voce.
Serei sincero com voce. Se o seu objetivo e fazer uma faculdade na area de T.I e logo em seguida imigrar para o Canada, eu indicaria para voce realizar a faculdade aqui no Canada. Os beneficios sao muitos fazendo isso e te ajudara muito mais na sua vida canadense tendo um Bacharelor degreee aqui do que no Brasil. Claro isso para que nao e formado, que aparentemente e o seu caso.
Desejo muito boa sorte para voce, abracos!
Ótimo post Marcos!! Adorei!! Eu estou querendo fazer um college em Toronto. Acabei de voltar de lá, onde passei 1 mes para ver se gostava da cidade, do país e ver como as coisas funcionam. Cara amei e agora estou decidido a ir. A questão é a seguinte, tenho 31 anos, sou agronomo mas nunca trabalhei na área, estou num banco público a quase 4 anos, mas pretendo começar do zero e ir pra área de TI (computer programming) por todas as possibilidades que a área proporciona no Canadá. Vc acha que terei muita dificuldade já que não tenho experiencia nenhuma na área, em termos de aprendizado e emprego? Tirarei 4 anos de licença no banco sem remuneração para tentar algo melhor em Toronto. Se não der certo tenho meu emprego aqui ainda me esperando. Gostaria de saber sua opinião sincera!!
Obs. Terei que fazer mais 6 meses de inglês, incluindo inglês e programa pathway para entrar no college.
Abraço e sucesso ai!!
Ola Marcos, muito bom o seu post.
Estive por 1 mes em Toronto e amei o país e a cidade. Conheci tb Ottawa, Montreal e Quebec City, mas Toronto venceu.
Estou pensando em voltar em março/2016 para estudar mais 6 meses de ingles antes de entrar no college em jan/2017. Estou querendo mudar de área, sou agronomo formado mas nunca trabalhei na área por falta de oportunidade. Hoje trabalho a quase 4 anos em banco público mas estou querendo fazer um college na área de IT, mais especificamente programação, tipo Java. Não tenho conhecimento nenhum na área mas tenho facilidade com isso. Minha dúvida é: terei muitos problemas em aprendizado e posteriormente trabalho? Tenho 31 anos agora e sempre quis mudar do Brasil, e se eu não for agora ficará cada vez mais tarde e dificil fazer isso. Sou solteiro.
Seja sincero!
Obrigado desde ja.
Sucesso!
Ola Bruno!
Acredito que as dificuldades serao as mesmas. Se voce nunca trabalhou na area ai no Brasil por falta de oportunidades, voce provavelmente tera os mesmos problemas aqui.
Como qualquer carreira, voce tera que comecar debaixo por nao ter experiencia. Nao sera impossivel, so se esforcar.
Desejo muito boa sorte para voce! Abracos!
Boa tarde Amigo, como vai? Bastante interessante seu post. Estou no processo de escolha de um college canadense, pois pretendo ir com minha família para lá. Já pesquisei muito, e, dado dua experiência na área, gostaria de saber sua opinião sobre esse curso, e se ele me daria boas perspectivas no Canadá, na sua opinião, através da ementa do curso, que está no link abaixo. Adianto que me formei agora em Engenharia de telecomunicações, e então esse curso seria um direcionamento mais para a área de TI. Detalhe que o curso é em Winnipeg, e gostaria de saber também se você conhece o mercado de TI por lá. O curso é esse: http://me.rrc.mb.ca/Catalogue/ProgramInfo.aspx?RegionCode=WPG&ProgCode=BUSGF-DP
Obrigado por sua atenção, abraço!
Boa tarde Jairo, tudo otimo e com voce?
Dei uma olhada no seu curso. Muito bem, bem completo para uma college. 2 anos e meio, obviamente o CO-OP e obrigatorio e isso te dara otimas chances para arrumar um trabalho pois voce tera a parte legal resolvida.
Infelizmente eu nao conheco como e a area de TI em Winnipeg, mas considerando que e capital tenho certeza que deve ter bons empregos la.
Como voce ja tem graduacao e suponho eu que ja tenha experiencia profissional, basta agora so um otimo ingles e pronto 😉
Desejo muito boa sorte para voce Jairo, abracos!
Boa noite Marcos!! Muito obrigado pela rápida resposta!! Minha opção por Winnipeg foi por conta dos custos aparentemente bem menores do que em Toronto, que era minha primeira opção (em Winnipeg não terei custos com plano de saúde, o aluguel é mais baixo e ainda restituo 60% do valor do college após o término). Porém estava preocupado desse curso ser um pouco superficial, mas essa sua análise do curso me deixou mais tranquilo! Eu ainda não tenho experiência como engenheiro, infelizmente, pois acabei de me formar, mas eu espero que depois de um tempo lá possa unir os conhecimentos da engenharia com o do College. Muito obrigado de novo pela sua resposta, feliz natal e um ótimo ano novo pra você!!!
Entendi. Bem, tenho certeza que você irá gostar. Certamente uma experiência única 😉 sua experiência da sua graduação te ajudará é muito na sua college. Te desejo muito boa sorte ! Feliz natal e próspero ano novo ! Abraços !
Caros Slipmp e Jairo, obrigado pela troca de informações de vocês, pois farei exatamente essa graduação. Meus planos são para o segundo semestre de 2017. Fiquei na mesma dúvida que você Jairo, sem contar que em Toronto, você precisa do LMO. Aproveitando, é difícil conseguir em Toronto Slipmp?
Ola William!
Nao precisa agradecer, e um prazer em ajuda-los.
O LMO nao existe mais, agora e o LMIA. Acho que e dificil conseguir uma empresa que esteja disposta a te dar um LMIA, mas depois disso o processo e demorado e burocratico, mas acredito que a taxa de aceitacao e bem alta.
O que eu posso dizer e: Estando aqui, com permissao de trabalho temporaria proveniente da sua pos, voce tem altas chances de conseguir um LMIA 😉
Desejo muito boa sorte para voce William!
Olá Marcos, muito boa tarde!
Sabe me dizer se as certificações tem algum valor para o Express Entry?
Possuo 9 certificações distribuídas entre ITIL, Prince 2, ISO 20000 e COBIT, espero que o consulado leve em conta esse tipo de qualificação, principalmente para nossa área…rsrsrs
Grande abraço e feliz natal!
Olá Sidnei,
Infelizmente não “Pelo menos que eu saiba”, os únicos itens que são considerados como pontuação para o Express Entry é sua graduação e experiência profissional. A vantagem de você ter essas certificações será apenas no seu currículo mesmo no Job Bank por exemplo ou quando for procurar empregos no Canadá.
Desejo muito boa sorte para você!
Abraços!
Olá Marcos, Gostaria de saber como está o mercado de Cobol.. Mainframe ai? Quantos anos de experiência preciso ter?
Obrigado
Ola William,
Eu desconheco o mercado de Cobol no Canada, tem que dar uma pesquisada =/ sorry!
Desejo muito boa sorte para voce!
Ótimo post.
Trabalho com Delphi a muitos anos. Posso dizer que tenho muita experiência.
Existe vaga para o que eu faço aí por esses lados? kkkkkkk
E se eu quiser abrir uma empresa nos estados unidos para atender comércio em geral, tem vaga?
Vaaaaleu e obrigado!
Obrigado !
Nao sei como esta o mercado de Delphi. De uma olhada no LinkedIn e no Monster.ca
Nos Estados Unidos? Nao tenho experiencia nos Estados Unidos, nao sei te informar.
Te desejo muito boa sorte!
Boa noite Marcos,
Tenho mais uma pergunta…Você tem algum conhecimento no mercado de Big Data no Canadá? Estou pensando em me especializar nessa área, e gostaria de saber como anda esse mercado por aí.
A propósito, posso adicioná-lo no Linkedin? Qual o seu endereço? Abs!!
Boa noite Jairo!
Não muito, conheço um profissional que trabalho com Big Data no TD Bank, ele me falou muito bem da área.
Claro que pode Jairo! Me adiciona lá:
https://www.linkedin.com/in/slipmp
Boa sorte e Boa noite Jairo!
Muito obrigado por compartilhar essas informações Marcos! Valeu! Assim que tiver algo mais concreto eu se me permitir entrarei em contato contigo!
E um prazer Denis.
Estarei esperando. Boa sorte!
Hey, meu amigo que foi para ai daqui do Brasil disse que a faculdade que ele fez aqui quase nao importou, o que eles olharam ai foi mais os certificados (ITIL, CISSP, Microsoft) que ele tinha… Acha que se eu souber bastante de TI e tiver bons certificados internacionais, mesmo nao tendo graduação , da para arrumar empregos ai sem problemas? Obrigado!!! Artigo muito bom!!
Ola Bernardo,
A Faculdade de fato nao e o fator principal para contratacao aqui no Canada, certificacoes e experiencias contam mais.
Apesar deles nao ligarem da sua graduacao, ainda sim e necessario ter uma graduacao.
Desejo muito boa sorte!
Eles te ofertam emprego pelo fato de ter Linkedin?
Nao pelo fato de ter Linkedin mas Pelo fato de ter um curriculo bom. Linkedin e so um canal a mais para expor seu perfil para o mercado. Abracos!
Bom dia, acabei de achar o seu blog através de uma pesquisa sobre a área de TI no Canadá, para mim as informações foram muito relevantes principalmente por ser da área de TI e ter minha profissão citada no texto(trabalho com banco de dados rsrs). Desde o meio do ano passado estou com “sangue nos olhos” para ir pro Canadá kkkk, já fiz e refiz meu planos inúmeras vezes conforme fui descobrindo novas informações. Atualmente meu plano está baseado da seguinte forma, estou pensando em fazer um intercâmbio voluntário no Canadá por uns 6 meses ou se possível 1 ano pra aprimorar meu inglês, e após esse período buscar uma oportunidade de emprego. Sou graduado em Sistemas de informação e no final de 2016 completo meu 2º ano de experiência na área (1 como estagiário e 1 como CLT). Acredito que minhas chances sejam boas, nada espetacular mas com empenho posso conseguir alcançar o objetivo. Lí nos comentários que seu intercâmbio durou 6 meses, hoje em dia você acredita que 6 meses são o bastante para ter um nível de inglês bom o bastante para atuar na área ou recomendaria mais tempo? Considerando que hoje em dia eu julgo meu nível de inglês como intermediário. Forte abraço e desculpa pelo tamanho do meu texto kkkk.
Ola Welyton!
Fico feliz que o post tenha sido util para voce.
Tambem acredito que voce tenha chances.
Sim meu intercambio durou 6 meses. Continuo acreditando que 6 meses e um tempo excelente, mais que isso so se a pessoa nunca teve contato com ingles. No meu caso, eu tambem me considerava nivel intermediario de ingles quando vim pra ca (Tinha estudado 5 anos na Wizard + 6 meses de professor particular). Se voce consegue fazer 6 meses, I would say go for it!
Desejo muito boa sorte Welyton, abracos!
Boa noite,
Adorei seu post, fiquei muito animada, pois eu e meu esposo somos de TI.
Mas como a ideia é ir através do express entry, seria mais fácil com uma oferta de emprego.
Por acaso você conhece algum headhunter para fazer uma indicação?
Fora o linkedin, quais os sites mais usados para procurar vagas?
Obrigada,
Ola Luciana!
Fico feliz que o post tenha sido util para voces.
Nao conheco um headhunter especifico que tenha oportunidades de empresas que patrocinem visto. Eu recomendaria adicionar alguns Headhunters, os que postam vagas e aumentar seu network.
Eu conheco o site http://www.monster.ca/ tem algumas vagas de T.I la tambem.
Desejo muito boa sorte para voce e pro seu marido!
Olá, bom dia, aqui no caso…kkk muito legal seu post.
Sou Técnico de Suporte aqui no Brasil, bacharel em Sistemas de Informação, estou querendo fazer uma especialização aí no Canada e ficar por aí de vez…tem alguma dica que possa me dar?
Estou também pesquisando outros países: Australia, Nova Zelandia e Irlanda.
Já estou fazendo aulas VIP de inglês para aplicar o IELTS. Acredito que daqui 1 no máximo 2 anos faço a mudança…rsrs, pois pretendo sair daqui com o máximo de fluência que puder.
Desde já, obrigado.
Boa tarde agora! rs
Fico feliz que o post tenha sido util para voce Fabricio.
Nao tenho nenhuma dica em especifico, normalmente eu falo apenas para pessoa tracar um plano bem definido, but sounds like you have a plan, so it’s fine 😉
Eu pesquisei esses mesmos paises antes de vir pra ca. Ate hoje eu fico com uma pulga atras da orelha em relacao a Australia, eu acho que eu iria gostar mais de la, ACHO. Mas hoje eu amo aqui onde moro e nao vou trocar !
Desejo muito boa sorte para voce, abracos !
Olá,Marcos.Tudo bem?
Estou estudando inglês para fazer uma pós-graduação em TI no Canadá que possibilitará trabalhar 20h por semana pelo que entendi.
Tenho 35 anos e alguma experiência na área de desenvolvimento de software. Gostaria de saber, de acordo com sua experiencia, se acha complicado achar uma vaga em desenvolvimento de software (Java) podendo trabalhar somente part-time, por favor.
Pretendo ir para Vancouver e gostaria de saber se indica alguma pós-graduação em desenvolvimento de software lá.
Gostaria de saber também se posso adicioná-lo no linkedIn.
Desde já, muito obrigado pela ajuda e por compartilhar suas experiências.
Tudo bem sim Sandro e com voce?
Sim, dependendo da carga horaria da sua pos, voce pode trabalhar 20h por semana ou full-time apos terminar o curso, tem que ver se sua pos se encaixa nessas regras.
Devo dizer que a probabilidade de voce arrumar um trabalho como desenvolvedor apenas part-time sera baixa. Eu mesmo nunca vi. Nao posso argumentar muito pois desconheco, mas pode ser possivel.
Nao conheco nada de Vancouver, apenas de Toronto, mas tenho certeza que achara uma universidade legal.
Claro que pode ! Segue o link: https://www.linkedin.com/in/slipmp
E’ um prazer enorme em ajudar Sandro, muito boa sorte para voce!
Boa tarde Marcos, atualmente trabalho como desenvolvedor de software aqui no Brasil… Porém, sempre tive a vontade de me mudar para algum país da Europa e estou querendo me programar para daqui uns 3 anos no máximo.
Vi que na Irlanda e Canadá as chances são boas, gostaria de saber os passos que devo seguir para conseguir ter sucesso no meu objetivo.
Pode me dizer? Obrigado desde já.
Opa William, fico feliz que esteja tomando tal decisao, espero que seja o melhor para voce e para sua familia.
O passo para o sucesso de imigracao no Canada “desconheco como funcionaria na Irlanda”, seria aplicar Express Extry!
Eu escrevi algumas coisas no meu blog a respeito do Express Entry, de uma olhada.
Desejo muito boa sorte, abracos!
Tudo bem Marcos, tenho formação em Matemática Computacional, conheço linguagens de programação basicamente aprendendo por conta, fiz alguns projetos na faculdade mas nada grandioso, aqui no Brasil muitas pessoas da minha área entram no mercado de desenvolvimento de software, business inteligence, risco, etc.
por não ter experiência na área, apenas conhecimento teórico uma vaga de emprego dificultaria?? no Canadá vagas para estagiários de TI são encontradas facilmente???? Valeu obrigado
Fala ai Lucas, tudo bem com você?
Não tendo experiência, certamente diminuirão suas chances aqui mas não é impossível não.
Estágios só para quem estuda. Caso contrário você entrará como Programador Entry Level ou Junior.
Te desejo muito boa sorte!!
Olá, tudo bem? Vivo um dilema… Eu me graduei em Gestão de TI (2 anos) e estou terminando uma pós em projetos. No Brasil, tem sido difícil conseguir uma vaga em que eu me sinta feliz, sou considerada “quebra galho” e acredito que isso se deva ao fato de ter feito tecnólogo, pois já fiz vários cursos e continua sendo difícil. Você acredita que no Canadá haveria chance disso ser mais fácil? Um bacharel me ajudaria muito mais ou isso não faz tanta diferença? Lembrando que tenho experiência com gestão de projetos, porém fiquei desempregada e precisei aceitar uma proposta para trabalhar com processos (o que tem sido chatinho de fazer). Abç, adorei o post!
Tudo bem sim Daniele e com você?
Pela minha experiência de mercado, eu sempre vi que a gruduação nunca foi um impencilio, desde que você seja graduada, que no caso você é.
Acho que todos têm chances aqui sim. Basta ter uma experiência profissional boa, inglês bom e permissão para trabalhar legamente.
Daniele, desejo muito boa sorte para você caso resolva imigrar, abraços ! muito obrigado !!!
Olá Marcos!! Adorei seu post e agradeço muito compartilhar sua experiencia.
Tenho 40 anos e sou formado em Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Estou planejando fazer uma pós-graduação em um College em Toronto de Computer Programmer (2 anos). Não tenho faculdade de Ciencias da Computação no Brasil. Mexo com programação como autodidata. Voce acha que após o college e com o a permissão de trabalho no Canadá eu consigo arrumar emprego na área de TI aí? Ou eu precisaria antes fazer uma faculdade no Brasil em alguma área de Tecnologia de Informação? Grande abraço e muito obrigado!!
Olá Tibério ! Muito obrigado pelo elogio !
Claro que sim, você terá uma college em Computer Programmer e ainda por cima uma outra graduação, que prova que você tem bagagem profissional “por mais que não seja especificamente na area de programação”.
A única questão é que, mesmo sendo autodidata e tendo uma graduação, muito provavelmente você será “entry level”, como desenvolvedor.
É um prazer Tibério, abraços !!
eu queria perguntar se a area de sistema de informaçao é boa quando li suas qualificaçoes ja respondeu minha pergunta kkkkk 2021 to chegando ae
Fala ai Wesley,
Área de Sistemas de Informação é boa sim, 2021 chega rapidinho!
Boa sorte e abraços!
Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo blog que é excelente.
Tenho uma dúvida que é com relação a quais instituições são as mais interessantes para aqueles que procuram um curso Co-op na área de tecnologia.
Sou analista de sistemas e queria buscar uma experiência como esta no canadá.
Pesquisei um monte de países e Canadá me parece a opção que mais se encaixa com o que to procurando.
Mais uma vez vlw mesmo pelos esclarecimentos e dicas.
Grande abraço
Muito obrigado pelo elogio Jordan !
Eu desconheco as instituicoes para fazer um co-op nesse momento, I am sorry !
Na minha epoca eu apenas tinha a permissao de realizar o co-op, apos terminar meus estudos eu procurei emprego por conta propria. Muitas empresas contratam bastante co-ops.
Eu que agradeco, muito boa sorte!
Olá Marcos, parabéns pelo site. Você teve algum contato com a área de teste de software. Se sim, é uma área parecida com a existente no Brasil. E por fim, desculpe se estou sendo evasivo. Teria o contato com algum analista desse setor que se interessaria em trocar informações.
Obrigado.
Ola Rafael, muito obrigado!
Tive sim, existe um departamento de testes aqui na empresa. Eu diria que e’ parecida sim: O time aqui de testes aqui tem 12 QA, sendo que o departamento em si trabalha com: Tests durante sprints, testes automatizados e regression testing.
No entanto, nao conheco nenhum brasileiro que trabalhe na area de testes. Minha dica para voce e’: Adicione Analista de Testes no LinkedIn e aumente seu network, troque informacoes e mantenha-se informado.
Obrigado por sua mensagem e boa sorte!
olá Marcos estou no segundo ano do ensino médio, mas quero fazer faculdade de programador no Canadá, poderia me recomendar uma boa faculdade e se programador ganha bem, quero acabar logo o ensino médio e ir pro Canadá kkkk
Fala aí Willian !
Programador ganha relativamente bem, remuneração vai ser proporcional à sua qualificação também.
Faculdades em ciências da computação tem várias: UofT; McGill; Waterloo, Queens… tem que ver o quão disposto você está disposto a gastar… da uma pesquisada !
Te desejo muito boa sorte !
valeu cara vou pesquisar sim e v oi um me qualificar
Olá, gostei muito do seu blog.
No final deste ano me formo em engenharia civil e não conseguir experiência na área . As coisas estão indo de mal a pior aqui no Brasil, estou pensando em ingressar no ramo do T.I. para conseguir alguma vaga no exterior. Qual seria sua sugestão, ingressar num curso de S.I ou fazer um curso de extensão voltada ao desenvolvimento?
Fala aí João,
Fico feliz que o blog tenha sido útil pra você.
Eu indicaria você terminar sua graduação, faça cursos avulsos de programação, ou se você tiver coragem, faça uma Pós em desenvolvimento de software.
Mas já que seu objetivo é morar no Canadá, seria melhor mesmo é estudar aqui.
Desejo muito boa sorte pra você !
Oi Marcos tudo bem?
Achei seu blog no google e fiquei muito feliz por esclarecer varias duvidas que eu tenho. Eu tenho 36 anos, sou formado e tenho pós em Desenvolvimento de Sistemas, trabalho com desenvolvimento java ha 15 anos, e assim como você relatou que fez, estou querendo passar uns meses em alguma cidade por ai, para fazer um curso de aprimoramento no inglês e também participar de processos seletivos para desenvolvedor java. Você acha que eu comprovando experiencia, haverão empresas que vão querer me contratar, mesmo sem eu estar naquele momento com o visto/permissao para trabalho? E ai eu tendo uma proposta de trabalho eu consigo entao obter o visto de trabalho, seria isso?
No seu caso voce foi inicialmente com que tipo de visto? Desculpe por tantas perguntas, estou querendo fazer um.curso de ingles ou de desenvolvimento para android que dure 1 mes, e durante o curso e por mais outro mes, focar somente em contatos profissionais e processos, totalizando 2 meses, sera que consigo algo nesse tempo?
Outra coisa se tiver alguma dica de hospedagem mais em conta seria show.
Muito obrigado!
Tudo bem e com você?
Empresas vão querer te contratar sim, mas suas chances diminuirão considerávelmente, então nessa situação eu não teria muitas expectativas.
Para aumentar suas chances, comece a entregar curriculo desde já e também mude seu LinkedIn para Toronto.
Exatamente, tendo uma proposta, a empresa pode te patrocinar um visto de trabalho.
No meu caso eu fui em um visto chamado CO & OP program.
Acho que você consegue sim, basta se esforçar Luiz.
Hospedagem em conta seria você compartilhar uma casa, estando em um quarto privado por exemplo.
Te desejo muito boa sorte, abraços !!
Olá!
Sou advogada, porém técnica em informática também. Meu marido também é técnico em informática e está cursando Engenharia da Computação, trabalha há quase 10 anos como responsável de TI na Aeronáutica. Estamos pensando em tentar uma oportunidade no Canadá, mas não sabemos nem por onde começar. Nós dois temos formação em inglês, mas não fluência, porque a prática não existe em nosso cotidiano. Você tem alguma dica para dar? Acha que é possível uma oportunidade no país na nossa situação? Gostaria muito de uma luz, rs.
Obrigada!
Ola Larissa.
Se a vontade e’ imigrar, voces devem comecar pelo Express Entry (caso atendam os requisitos), caso contrario e’ necessario ver outros meios.
E’ dificil arrumar uma oportunidade estando no Brasil, mas nao e’ impossivel. Outra dica legal e’ procurar um advogado de imigracao.
Muito boa sorte!
Bom dia. Li seu post e devo parabeniza-lo pela iniciativa. Eu sou Policial Militar em Minas Gerais, passei para reserva remunerada (aposentado), Tenho 48 anos, iniciei o curso de BSI (baicharel em sistema da informação, porém no último ano em 2008 tive que parar devido a problemas pessoais, trabalhei no batalhão em varginha/mg na área de TI por 22 anos, tenho muita experiência em redes de computadores, cabeamentos e outros, porém não tenho meu diploma pois como disse não consegui terminar minha faculdade. alem disso tenho muita experiência em carpintaria e muita disposição para trabalho seja em qualquer área, quero ir para o Canadá e gostaria de sua opinião se tenho chances de conseguir emprego principalmente na área de TI, embora não tenha meu diploma, ou atá mesmo em outra área, pode ser até mão obra menos qualificada. estou fazendo um curso de inglês. Desde já agradeço.
Ola Edson, tudo bem?
Muito obrigado, o prazer e’ todo meu em poder ajudar.
Ter um diploma e’ um dos requisitos principais para imigracao canadense. Caso voce nao tenha, e’ capaz disso dificultar sua imigracao.
Continua estudando ingles tambem, pois e’ muito importante.
Veja quais sao suas opcoes via Express Entry. Desejo muito boa sorte para voce!
Ola,
estou querendo estudar programação mais estou em duvida quanto ao Java ou C#, queria uma dica sua com qual começar primeiro? E claro não falei mais pretendo ir morar em Canada. Por isso queria saber qual das duas terei mais oportunidade ai? Queria saber em quais linguagem você programa e atualmente com qual você trabalha?
Ola William,
Eu diria que as duas linguagens sao equivalentes em termos de oportunidade de trabalho.
Claro que escolher uma linguagem vai definir muito o futuro do seu “Stack” de tecnologias, entao tome essa decisao com muita calma.
Aqui no Canada as duas sao equivalentes. Acho ate que Java tem mais oportunidades, pois voce pode trabalhar em um numero maior de tecnologias (Mobile, Gadgets, Web, Desktop, etc).
Eu sou Desenvolvedor C#, fui a linguagem que escolhi e nunca mudei, trabalho com isso hoje, sou Lead Software Engineer em uma empresa chamada Dealertrack aqui no Canada.
Muito boa sorte William !
òtimo texto! sou engenheiro de produção mas estarei indo para Toronto proximo ano estudar computer programming. Voce acha que será impecilho pra mim iniciar em uma nova área? já terei 30 anos quando iniciar o college, voce acha que dificulta pra mim?
Opa, tudo bem?
Obrigado pelo elogio!
Considerando que voce vai estudar Computer Programming como college, posteriormente com um visto de trabalho,
nesse caso eu nao vejo problema nao.
Use sua experiencia como vantagem competitiva (Profissional experiente, people skills, etc).
Muito boa sorte!!
Muito informativo!
Fabrício, poderias me tirar uma dúvida? Pra um Desenvolvedor Java Sênior, qual a média salarial mais adequada? Pessoa com família, 1 filho. Obrigada.
Muito bom seus relatos, se tudo der certo pretendo trabalhar com Java no Canadá. Abraço!
Obrigado Felipe, boa sorte para você!
Ótimo post!
Gostaria de tirar uma dúvida com você…
Estou terminando minha Graduação em Ciências da Computação, tenho conhecimento em Web (PHP,HTML,CSS E JS) pois ja desenvolvo com eles, porém queria saber quais as linguagens que são mais requeridas ai no Canadá, e qual delas que possui as melhores remunerações?
Um abraço!
Opa fala ai Rainan,
Eu nao sei o mercado de PHP, consigo dizer em relacao a .NET e JAVA, que e’ um mercado extremamente aquicido por aqui.
Ja em relacao a remuneracoes as areas que estao pagando bem sao: .NET, JAVA, FullStack, AWS. Todas essas areas possuem demanda alta com bons salarios.
Muito boa sorte para voce!
Olá, ótimo post!
O que você tem a dizer sobre o curso tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
O curso é muito bom. Tem que fazer um ECA caso desejar imigrar posteriormente.
Muito boa sorte!
Bom dia muito bom essas informações se poder da uma atualizada ficarei muito grato, tentei contato com você no linkedin para perguntar se o site está atualizado Estou fazendo um curso de analise e desenvolvimento de sistema e fazendo inglês e tenho muita vontade de trabalhar no canadá, atualmente trabalho no NOC vou recomendar seu site muito bom.
Oi Derismar, tudo bem? Muito obrigado pelo comentario.
De fato esse post foi feito no dia 4 de Agosto de 2014 – fazem muitos anos ja.
Eu nao tenho mais falado de imigracao, nem do Canada de forma geral no meu blog. Mas estou disposto a dar dicas se precisar.
Recentemente eu vi esse canal do youtube que o cara ‘e super ativo la, e fala varias coisas atualizadas do Canada, pode ser legal:
https://www.youtube.com/c/Programadorbr/about
https://www.instagram.com/progbr/
Derismar, desejo muito boa sorte, qualquer duvida pode me perguntar, abracos!
Existe um update desse post? Versão 2023?
Lais eu nao moro mais no Canada agora, entao nao tenho nenhuma atualizacao. Estou morando em San Francisco, California, USA.
Que tudo! Vlw por responder. Muita sorte